segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Meu Haplogroup mtDNA L2a1c1, 100% Tribo de Igbo Nigeria

Meu Haplogroup mtDNA L2a1c1, 100% Tribo de Igbo Nigéria

ANTONIO FLORENTINO
ANTONIO FLORENTINO
MY Haplogroup mtDNA L2a1c1, 100% Tribo de Igbo Nigéria
Meu Haplogroup mtDNA L2a1c1, 100% Tribo de Igbo Nigéria
Meu Haplogroup mtDNA L2a1c1, 100% Tribo de Igbo Nigéria
ANTONIO FLORENTINO
ANTONIO FLORENTINO
Meu Haplogroup mtDNA L2a1c1, 100% Tribo de Igbo Nigéria
Meu Haplogroup mtDNA L2a1c1, 100% Tribo de Igbo Nigéria
Meu Haplogroup mtDNA L2a1c1, 100% Tribo de Igbo Nigéria
ANTONIO FLORENTINO
ANTONIO FLORENTINO
Meu Haplogroup mtDNA L2a1c1, 100% Tribo de Igbo Nigéria
Meu Haplogroup mtDNA L2a1c1, 100% Tribo de Igbo Nigéria
ANTONIO FLORENTINO
ANTONIO FLORENTINO
http://www.shavei.org/category/communities/other_communities/africa/igbo-jews-nigeria/?lang=en
Judeus Igbo (Nigéria)
ANTONIO FLORENTINO
ANTONIO FLORENTINO








Modern Igbo fora Siyahh Yisrael Sinagoga
Os judeus Igbo da Nigéria, que se a chamada "Benei-Yisrael," fazem parte do maior grupo étnico Igbo. A maioria dos judeus Igbo vive em uma área que se estende do rio Níger, perto da Anambra Unidos.
Os judeus Igbo são disse ter migrado da Síria, Portugal e Líbia na África Ocidental em torno de 740 dC Alega-se que os imigrantes iniciais eram das tribos bíblicas de Gade, Aser, Dan e Naftali. Mais tarde, eles se juntaram a mais imigrantes judeus de Portugal e da Líbia em 1484 e 1667 respectivamente.
Alguns dos judeus Igbo afirmam que o rio Sambation (para além do qual as dez tribos perdidas foram dispersos pelos assírios) está na África.
Em um documento distribuído pelo "Igbo Benei-Yisrael Association of Nigeria", são propostas três possíveis rotas de migração de judeus para a África:
  1. Através de migrações oeste da Península Arábica, Egito, Etiópia, Quênia e Sudão.
  2. Com o comércio e as viagens de judeus norte-africanos nos africanos Reinos de Mali, Songhai, e Kanem-Bornu Oeste. De acordo com relatos de exploradores da região, vários dos governantes do Império Songhai foi dito ser de origem judaica.
  3. Através de judeus que viajam com Kel Tamasheq (Tuareg) caravanas de comércio de várias partes do nordeste da África para a África Ocidental.
Rotas de migração possíveis de judeus para a África
Outra possibilidade descrito por um viajante judeu do século 9 chamado Eldad ben-Mali (também conhecido como Eldad o Danite) é que sua tribo, Dan, migrou da terra de Israel, de modo a não tomar parte na guerra civil no momento da Yeroboam de secessão, e estavam residindo na terra de Havilá além dos rios da Etiópia. Segundo Eldad, três outras tribos, além de Dan - Naftali, Gade e Aser, como mencionado acima estavam com eles; estes haviam se juntado nos tempos de Senaqueribe.
Eldad escreveu que os judeus Igbo na África teve um corpo inteiro de escrituras com exceção dos livros de Ester e Lamentações. Eles não sabiam nada da Mishná nem o Talmud; mas eles tinham um "Talmud" de sua própria na qual todas as leis foram citadas no nome do Joshua bíblico. Eldad descreveu uma lei específica lidar com as regras relativas ao abate de animais para alimentação.
Comunidades judaicas em todo terras muçulmanas controlado sofreram muito e em muitos casos foram destruídos. O Igbo Benei-Yisrael perdeu documentos o que quer escritas e outras tradições escritas que possam ter existido. As Comunidades nos esforçamos para manter pelo menos um conhecimento da sua origem israelense e para a prática de certas tradições em segredo.
O documento completo da Associação Benei-Yisrael da Nigéria pode ser  baixado aqui .
Uma declaração no início da história dos judeus Igbo foi publicado na autobiografia de um homem Igbo, Olaudah Equiano, um escravo liberto-cristão educado que comentou em 1789 sobre "a forte analogia que ... parece prevalecer nos hábitos e costumes da minha conterrâneos e os dos judeus, antes de chegar à Terra Prometida, e particularmente os patriarcas, enquanto eles estavam ainda nesse estado pastoral que é descrito em Gênesis - uma analogia, o que por si só, induzir-me a pensar que os povos tinham surgido a partir de do outro. "(Veja a  referência  aqui na Wikipedia).
Mesmo com a perda de registros escritos, muitas práticas religiosas dos judeus Igbo corresponder com as práticas judaicas tradicionais. Estes incluem:
  • Circuncisão oito dias após o nascimento de uma criança do sexo masculino
  • A observância de algumas leis dietéticas kosher
  • A separação de homens e mulheres durante a menstruação
  • A celebração de feriados como o Yom Kippur, Rosh Hashanah, Sukkot e Páscoa.
  • Nos últimos tempos, as comunidades também adotaram feriados como Hanukkah e Purim, que foram instituídos somente após as tribos de Israel já havia dispersado.
O primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin enviou uma equipe à Nigéria entre em 1995 para procurar os "Dez Tribos Perdidas de Israel." Rabinos ocidentais e os educadores têm desde livros enviados, computadores e artigos religiosos para a Nigéria. No entanto, o Estado de Israel tem, até à data, não reconheceu oficialmente o Igbo como uma das Tribos Perdidas.
Judeus de fora da Nigéria fundou duas sinagogas na Nigéria, que são atendidos e mantidos por judeus Igbo.
Igbo Benei-Yisrael clan
ANTONIO FLORENTINO
ANTONIO FLORENTINO
Porque nenhum censo formal foi feita na região, o número de Igbos na Nigéria que se identificam como quer israelitas ou judeus não é conhecido. Atualmente 26 Sinagogas de vários tamanhos. Alguns pesquisadores estimam que pode haver até 30.000 Igbos praticam alguma forma de judaísmo.
No entanto a maioria destes "judeus" são provavelmente messiânico; apenas cerca de 1.500 - 2.000 deles já não acreditam na doutrina cristã,  de acordo com o rabino Howard Gorin , um Filiado rabino com o Movimento judeu conservador, que visitou a Comunidade. Gorin acrescenta que ele só iria contar um punhado da Comunidade como judeu de acordo com H Alacha  (lei judaica).
Gorin postou uma série de  vídeos curtos  no YouTube dos cantando músicas Igbo comunitárias em hebraico e cânticos de textos.
Rabbi Brant Rosen visitou o Igbo com a ajuda da Organização Kulanu e  postou seus pensamentos e reações  aqui. "São os Igbo, na verdade, descendente de tribos perdidas de Israel?", Pergunta ele. "Eu não sei que algum dia haverá alguma maneira de provar isso de forma conclusiva uma forma ou de outra ... mas como eu o vejo, israelitas ou não são realmente perdidos é relativamente irrelevante em face do fato de que o Igbo absolutamente acredito que seja verdade. "
Daniel Lis, um suíço-Israel "antropólogo" também  escreve sobre sua viagem  para visitar o Igbo. Ele se refere a Remy Ilona, ​​um advogado Igbo na Nigéria, que escreveu um livro com o título  O Igbos: Judeus na África  e acompanhado Lis durante a sua visita.
Este Wikipedia  artigo  sobre os judeus africanos tem uma pequena seção sobre os judeus Igbo.
Times of Israel  publicou recentemente uma boa peça para a Comunidade, como fez o jornal israelense  Haaretz , que revisou o livro "Judeus da Nigéria: Uma Odisséia Afro-judaica", de William FS Miles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário